X

CAPÍTULO CLVIII – INVERNO

Transcorridos séculos, é sempre a mesma queixa que exala da boca dos homens com o habitual veredicto: a injustiça de Deus para com esse mundo. O que se estende à negação de Deus. De quem é a culpa afinal?
Quantos seres humanos apenas se recordam da necessidade do encontro com Deus por ocasião do inverno rigoroso do sofrimento? Somente em hora de neblina espessa, da tempestade ameaçadora que machuca o rosto e do gelo pesado e compacto que soterra o coração. Colhendo o barco da esperança, que passa a navegar sem rumo, ao sabor de ondas revoltas, levando o viajante da vida à desorientação, quando necessita de um refúgio de paz e segurança, e fugir do martírio que se avizinha.
Prosseguindo a intervenção espiritual, sem ainda ser presencial na Fundação Marietta Gaio e realizada na residência de cada médium e de quem se encontra sob tratamento, segundo o calendário da Fundação, com todos obedecendo ao regime de confinamento em face da pandemia do coronavírus, a centésima quinquagésima oitava intervenção espiritual, em 28 de janeiro de 2022, efetivou-se sob a égide da leitura de “Vinha de Luz”, 66 (“Inverno”), de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel, e estudo preliminar do capítulo 27 (“Pedi e obtereis”), itens 1 a 4 (“Qualidades da prece”) do livro de Allan Kardec, “O Evangelho segundo o Espiritismo”.
Prece é um pedido para realizar seu desejo? Ou implorar por ajuda diante das dificuldades da vida? Ou agradecer por uma graça recebida? Ou uma simples oração? Ou súplicas? Um rosário delas!
Orar de pé ou de forma que seja visto pelos outros, despejando incontáveis palavras a esmo? Ou entrar em seu quarto e, no escuro, com a porta fechada, orar a Vosso Pai em segredo, já que, antes mesmo de pedirdes, Ele já saberá do que tendes necessidade. Portanto, não faleis muito.
Antes de começar a prece, limpai a vossa mente se tiverdes algo contra alguém. Se não o perdoardes, vossos pecados não serão igualmente relevados e sua oração terá sido em vão. Porquanto todo aquele que procura se elevar, será rebaixado, já que evidencia em sempre posicionar-se acima do nível dos outros. E todo aquele que se deixa ficar a descoberto, sujeitando-se à humilhação, um dia será elevado.
A prece não será assimilada por Deus se não vier de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade, examinando vossas faltas e não vossas qualidades, destituído de orgulho, a pinçar o que de mau resiste em vós para, no lugar, a sinceridade predominar. Sem precisar ofender aos pusilânimes.
O inverno é imprescindível e útil como período de provações consequentes e renovação necessária.

Antonio Carlos Gaio:
Related Post

Este site usa cookies.