X

O PADRE SURFISTA

O padre surfista morreu num acidente no qual bateu com a cabeça na prancha, ao surfar uma onda, quando perdeu os sentidos e se afogou em 1° de maio de 2009. O seminarista e médico Guido Schäffer se transformará na praia do Guido no Posto 11 do Recreio dos Bandeirantes.
Nos anos 1990, mais novo, namorava e pegava onda na praia do Arpoador, reduto célebre dos surfistas no Rio de Janeiro, até que a vocação foi surgindo, atraído pela beleza das cerimônias que reuniam muitos jovens.
No local, será criado um quiosque temático para reforçar a identificação com o Cristo Redentor no Corcovado e que sirva de base para projetos sociais e de realização de missas, especialmente para os padres surfistas, após descerem em ondas, tomarem banho e colocarem a batina em um posto de salvamento.
O processo de beatificação do padre Guido no Vaticano tem um pé no espiritismo. O surfe era discriminado num passado que, felizmente, já vai distante, por associá-lo a não ter outra coisa o que fazer para não sair da praia, a não querer trabalhar, a não se levar a vida a sério, às drogas, quando hoje o surfe se transformou num esporte olímpico e o que queima mais calorias, num meio de empreendedorismo, contribuindo para o mercado de trabalho, bom exemplo para a juventude se dedicar, estabelecendo maior contato com a Natureza e nutrindo interesse pela sua preservação.
O quadro discriminatório mudou sem nos darmos conta para valorizar a evolução sofrida. Por vezes não notamos o quanto uma situação que perdurou por anos já desapareceu ou se transformou como num passe de mágica, tanto que não percebemos ou sentimos mais a presença de peso do atraso que abraçava o mar e as ondas. Por nos acostumarmos a nos manter mergulhados no pessimismo ou na crônica falta de crença. No entanto, a progressão dos fatos não se intimida e se efetiva diante de nossos próprios olhos, o que possibilitou a descoberta de inúmeros recantos com mares tempestuosos e encrespados, próprios para a boa prática do surfe, que acabou se tornando nobre e propiciando a santificação do padre Guido.
Todo esse contexto explica por que foi necessário o desencarne do padre surfista.

Antonio Carlos Gaio:
Related Post

Este site usa cookies.