Não cultive o pessimismo, pois só irá piorar mais ainda a sua situação! Não desanime. Persista por mais um tanto. Sedimentar-se na espiritualidade é construção do dia a dia. Não creia em realização sem esforço. Não desista da paciência. Não permita que o desencanto afogue no nascedouro a que se propõe. Lembre-se de que o medo é mau conselheiro. Concentre-se no que há por fazer, avançando ainda que seja entre lágrimas, sem deixar que seus próprios erros o remetam à dificuldade para justamente estancar sua caminhada. Se porventura se enganar, corrija sua própria visão e procura o seu rumo adequado para edificar sempre.
Mas não dê ouvidos para as injúrias, já que um dia terá de perdoar as ofensas pois não há mal que sempre dure. Tenha em mente que os agressores são doentes, irmãos desequilibrados que vêm para destruir esperanças de construir um mundo melhor.
Portanto, não se volte contra ninguém, pois que não vale a pena. Se há algo mais importante: o dever que a consciência te impõe. Se irá estudar procurando aprender. Não se perca em contar vantagem ou dissecar fracassos, nem dramatizar ou lamentar provações ou problemas.
Conserva o hábito da oração, mesmo que suas palavras não o convençam muito e careçam de mais fé. Para que em sua vida íntima a luz penetre e irradie mais convicção para barrar o pessimismo. Resguarda-te em Deus e persevera na missão que Ele te confiou, fazendo pelos outros o que de melhor alcançar. Agindo e auxiliando.