O ideal de transparência absoluta que a verdadeira amizade tem como pressuposto básico: poder dizer tudo para o amigo.
Mas que não encontra eco na realidade. Fazendo-o se sentir ora traído, quando seu melhor amigo não revela os segredos mais inconfessáveis de sua intimidade ou com quem está saindo. Ora traidor, por não criticar o seu grande amigo que se comporta de um modo contraditório à imagem que ele projeta de si próprio, com receio de denunciar a mentira em que ele está se tornando e provocar rachaduras na amizade.
Também pudera, dizer tudo também pode soar como traição por ofender a amizade através de palavras mal colocadas ou que não caíram bem segundo a sensibilidade do dito ofendido.
Quem disse que se pode dar com a língua nos dentes e falar toda a verdade? A verdade verdadeira não é de todo assimilável por quem quer que seja. Mesmo para os que batem na mesa injuriando quem ousou mentir para eles. Há sempre um desconforto no teor da verdade que magoa e pode afastar o amigo mais próximo, travado pelo ressentimento.
Sendo assim, deve-se ter cuidado com a verdadeira amizade, selecionando aquilo que pode ser dito a fim de não ferir suscetibilidades? Se você já sabe o que a amola e a contraria? Para que as coisas corram na mais santa paz e flua a harmonia entre duas pessoas que se querem bem? De modo a solidificar os laços de amizade e não colocar em risco uma relação que te faz bem e com quem você pode contar. Para que dar margem a incertezas?
Mas isso é sinal de amadurecimento e não tem o mesmo sabor de, quando mais jovem, depositar todas as suas fichas nas mãos do amigo, a quem confiava integralmente todos os seus temores e expectativas, na esperança de que uma conversa sincera pudesse trazer luz aos pontos mais obscuros de sua trajetória.
Todavia, nessa idade, o que se quer é desabafar, botar pra fora, protestar, exaltar-se, expor suas ideias, até para ver onde elas cabem, e nada como os ouvidos e a boa vontade do amigo do peito. Sem se dar conta de que um dia as coisas mudam. Descobrem-se facetas do amigo e eis que sua real personalidade se materializa diante de seus olhos, sendo tarde demais para reverter o dito pelo não dito.
Há certas coisas que você tem de dar conta sozinho para não mais ficar entalado com tudo que tem para dizer. É exigir demais do seu verdadeiro amigo que ele se encontre à altura de todas as suas demandas. Se o mundo não dá conta de a gente dizer tudo o que pensa – não assimilam.