Por que será que acontecem coisas horrorosas com pessoas boas? Elas não merecem sofrer tanto, posto que atrapalha a generosidade com que se dedicam a cuidar de pessoas próximas e a dar conta de tudo que requer atenção. Tem tanta gente ruim que merece sofrer mais!
Mas é que passar por situações desagradáveis não tem a ver necessariamente com merecimento e sim com aprendizado. O merecimento pode vir por conta de uma obra que esculpiu anos a fio e o prêmio surgir no seu tempo.
No entanto, o aprendizado está relacionado ao fato de o ser humano nunca estar preparado para a dor. A dor machuca. A dor fere. E só a dor constrói, te proporcionando envergadura e peso para enfrentar vicissitudes. A dor tira-o de seu lugar confortável. É só com a dor que se aprende, face ao nosso estágio de evolução abaixo da crítica.
O conflito nasce desde cedo, quando somos ensinados a buscar o melhor de nós. E se o melhor não vem, estranhamos, apesar de tanto esforço. Ainda mais que nos foi dito que era só fazermos a nossa parte e que tudo daria certo.
A vida não é uma equação matemática, exata e linear. Cometemos erros todos os dias, embora o saber possa vir se acumulando desmesuradamente. Os erros fazem parte de nossa trajetória, justamente para aprender, e há vários caminhos para se chegar a um mesmo resultado, justamente para errar. Ambos, erros e caminhos, estão intimamente ligados.
Cabe observar nesse ínterim a necessidade de adquirir maior consciência de nossos limites para melhor aproveitar a consequência dos erros e aumentar o esforço a ser dispendido para combater a cadeia do mal que tende a se enraizar em nós, evitando gastar energia supérflua julgando os outros.
Vamos aproveitar essa ocasião rara de estarmos todos juntos aqui e sentirmos o mundo de forma diferente do que víamos antes. Ao invés de nos determos em por que acontecem coisas ruins com pessoas boas.
Deixe um comentário